CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DE PILOTOS E CONSTRUTORES DA MOTO GP

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COnfira a classificação atualizada da MOTO GP2023, construtores e pilotos.

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES DA MOTO GP 2023

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS DA MOTO GP 2022

 

MUNDIAL DE MOTO GP

Esta é a categoria “rainha” do campeonato, já que nela competem as motos com maior cilindrada. De meados da década de 1970 até 2002, a categoria permitia uma cilindrada de 500cc independentemente de o motor ser dois tempos ou quatro tempos. Devido a isso, todos os motores eram dois tempos graças à sua maior entrega de potência no mesmo deslocamento. Em 2002, os regulamentos mudaram para facilitar o salto para os quatro tempos, provavelmente influenciados pela baixa participação de mercado das bicicletas de rua de dois tempos de alta cilindrada. As novas regras permitiram que os fabricantes escolhessem entre motos de dois tempos (500cc ou menos) e motos de quatro tempos (990cc ou menos).

Apesar do aumento significativo de custos que esta mudança significou, devido ao aumento da cilindrada, as motos de quatro tempos conseguiram rapidamente dominar as rivais que ainda usavam motores a dois tempos. O resultado foi que a partir de 2003 não havia mais motos a dois tempos na classe rainha, conhecida desde então como MotoGP. Mais tarde, em 2007, a Federação Internacional reduziu a cilindrada máxima para 800cc; no entanto, em 2012 foi alterado para um formato de 1000cc.1

Com esse aumento no deslocamento, o recorde de velocidade máxima estava em perigo. Tal marca havia sido estabelecida por Dani Pedrosa em 2009 no circuito italiano de Mugello, atingindo 349,3 km/h com uma moto de 800cc; Pedrosa ultrapassou assim Loris Capirossi, que atingiu 347,4 km/h numa moto de 990cc.

Posteriormente, houve um novo recorde de velocidade estabelecido no prêmio italiano em Mugello, medido na manhã de sábado, 31 de maio de 2014, durante o “Treino livre 3” ou treinos livres 3. O piloto que conseguiu esse feito foi o italiano Andrea Iannone, a bordo de sua poderosa Ducati Desmosedici da equipe Pramac Racing. A velocidade oficial registada pelos sensores da Dorna foi de 349,6 km/h, 0,312 km/h superior ao recorde anterior até à data que Dani Pedrosa tinha alcançado em 2009 na mesma etapa.

Atualmente, o piloto, Andrea Dovizioso, atingiu 356,7 km/h durante o terceiro teste livre em Mugello e estabeleceu um novo recorde absoluto de velocidade máxima no MotoGP.3​ (POR WIKI)

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