Ipiranguinha recebe 2ª etapa da vacinação antirrábica descentralizada na quarta-feira, 30 – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Autor(a):

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a segunda etapa da vacinação antirrábica descentralizada no bairro Ipiranguinha na quarta-feira, 30. A ação acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Escola Municipal Governador Mário Covas, mediante agendamento.

A primeira etapa, realizada no último dia 23, imunizou 72 animais, entre cães e gatos. A iniciativa faz parte de um cronograma de vacinação descentralizado que será expandido gradativamente para outros bairros da cidade.

Para vacinar, é necessário que o animal tenha pelo menos quatro meses de idade e esteja em boas condições de saúde. Tutores interessados devem comparecer ao local com seus animais ou, em caso de dúvidas, entrar em contato com a UVZ pelo telefone (12) 3834-2323.

A vacinação antirrábica é fundamental para a saúde pública, pois previne a raiva — uma doença viral grave que pode ser transmitida ao ser humano por meio da mordida, arranhão ou contato com a saliva de animais infectados. “A raiva é quase sempre fatal após o surgimento dos sintomas, mas pode ser prevenida de forma simples com a vacinação anual de cães e gatos”, reforçou a veterinária da UVZ, Márcia Rangel.

A UVZ orienta que os tutores participem da campanha todos os anos, mantendo a caderneta de vacinação dos pets sempre atualizada.