Basquete: Depois de 15 meses, Jonas Buffat entra em quadra para jogar

Autor(a):





 

O retorno está previsto para o jogo contra a Unifacisa pelo NBB

 

 

Foram quase 15 meses para se recuperar de duas cirurgias. Fortalecimento, fisioterapia intensa e horas, muitas horas de ansiedade de não poder estar em quadra com os companheiros. Agora, chegou o momento de voltar a entrar em quadra, ouvir seu nome falado pelo locutor do ginásio e, enfim, jogar. Mesmo que sejam poucos minutos, mas o ala Jonas Buffat já viaja no fim de semana para os dois jogos no Nordeste para os jogos da Liga Nacional contra a Unifacisa e Fortaleza. E volta a sorrir, jogando.

Buffat em ação no NBB 2020-21, contra o Fortaleza. Foto: Ricardo Bufolin / ECP

 

Aos 24 anos, sete de Pinheiros, o lateral que veio da Bahia para o Azul e Preto, ainda tem muitos sonhos como jogador de basquete. Um deles é repetir o bom histórico dos tempos da base, inclusive ajudando o Clube a ganhar três LDB, sendo um deles o MVP (2019). O retorno do ala Jonas Buffat será nesta próxima segunda-feira (7), em Campina Grande, em jogo pelo returno do NBB. Ele passou praticamente duas temporadas longe das quadras. Nesse período, foi submetido a duas cirurgias, uma no tendão de aquiles e outra uma artroscopia no no tornozelo direito

 

No início da temporada 2023/24, Buffat entrou em quadra apenas 13 minutos, em três jogos que foi chamado pelo então técnico David Pelosini. Já com problemas nas lesões, pouco produziu. E foi afastado da equipe para se recuperar.

 

Para Jonas Buffat, recuperar das lesões não foi algo fácil, mas ele encarou de forma normal. “Procurava nem pensar muito. Focava na recuperação e na volta. Se eu pensasse muito iria ficar maluco”, disse.

 

Com relação a adaptação em quadra, após o longo tempo afastado, Buffat está tranquilo, mesmo porque recebeu total apoio da comissão técnica e dos companheiros. “Agora é uma questão de adaptação, saber receber um contato de jogo, saber o que fazer já que o corpo não está no ritmo do restante do time. Isso vai acontecer aos poucos, a cada jogo e nos treinos. Falei com o treinador sobre a minutagem nos jogos e isso vai acontecer naturalmente”.

O ala ainda confessa que pode acontecer algumas dificuldades por falta de confiança. “A cirurgia que fiz mudar no pé, vai exigir cuidado na mudança de direção, correr e  tudo que meu pé não está acostumado nesses meses passados”, completou.

Para o técnico Vitor Galvani, um ganho grande para a equipe. Não só técnico como experiência e liderança. “Está voltando no momento bom. Final da fase de classificação e logo os playoffs. O Buffat é um jogador versátil, que joga em multiposições. Ele pode jogar de 2 (ajuda) 3 (ala) e 4 (ala/pivô, e se precisar pode fazer um 1 (armador). Pode também defender um jogador alto. É um jogador novo com bastante experiência. Sabe como ganhar um jogo e o que pode atrapalhar”.

Buffat: Capitão, MVP e campeão da LDB na temporada 2019. Foto – Arquivo/ECP

 

Essa experiência é sempre válida. Nos playofffs é mais um elemento de versatilidade que teremosserá mais um elemento

“Ele ainda está em uma fase final da recuperação entrando em contato em treino. Vamos tomar a decisão mais próximo de cada jogo, mas deve jogar entre 10 a 20 minutos.

 

PERFIL

Nome – Jonas Buffat

Posição – ala/armador

Altura – 1,98m

Naturalidade – Itamaraju (Bahia)

Data de nascimento – 02/05/2000

 

PRINCIPAIS TÍTULOS

Tricampeão da LDB – 2018, 2019, 2021

2022 – Global JAM

 

CLUBES QUE DEFENDEU

2016 – Taubaté

2017 – Palmeiras

2018 – Pinheiros