Em noite de homenagem ao eterno ídolo Wlamir Marques que veio a falecer nesta semana, a equipe do Esporte Clube Pinheiros derrotou o Vitória da Bahia por 82 a 70 (34 a 38). O jogo foi válido pela primeira rodada da fase de classificação da Liga Ouro, a Segunda Divisão do NBB. O próximo jogo do Azul e Preto será no domingo (23), às 11 horas, no Poliesportivo Henrique Villaboim contra o Osasco.
Formado com jogadores da base, entre 17 a 22 anos, o time sentiu a estreia, mas conseguiu marcar bem, sair no contra-ataque e virar o placar no segundo tempo. O pivô Afonso Pacheco, com 20 pontos, 10 rebores e três assistências– duplo-duplo) e Vitor Meili, com 19 pontos, quatro rebotes e uma assistência, foram os principais jogadores do ECP.
Também jogaram: Iasi (4 pontos e 1 asist), Lucca Boracina (2 pts, 5 reb e 7 asist), Lucas Lima (9 pts e 2 rebs), Marcelo (7 pts, 9 rebs e 3 asists), Luiggi (13 pts, 5 rebs e 2 asists), Anthony, Josué, Bueris e Bryan (8 pts e 2 rebts). José Vitor, com 15 pontos foi o cestinha do Vitória.
Outro detalhe importante da equipe do Pinheiros foi apanhar 46 rebotes, sendo 20 de ataque, mesmo perdendo para o time baiano que pegou 52, sendo 19 de ataque. E o ala/pivô Luiggi Fachin foi eleito pela comissão técnica como o defensor da equipe.
Depois do jogo o técnico Guilherme Giovannoni, analisou o comportamento da equipe e a vitória. “Jogo de estreia é difícil pela ansiedade dos meninos. Trabalhamos praticamente dois meses e é normal isso da garotada. Pagamos por isso no primeiro quarto, mas depois, cabeça no lugar, jogaram bem defensivamente do segundo quarto para frente e foi onde conseguimos recuperar no jogo, conseguir uma boa vantagem para chegar no fim com a vitória”.
O ala/armador Vitor Meili, um dos destaques do time. “Foi uma vitória muito importante. Nosso time jogou bem encaixado, conseguindo marcar bem e nosso ataque fluiu também, mas o que ganhou o jogo foi a defesa coletiva que tivemos
O JOGO
Primeiro período – Com uma forte marcação na saída de bola, o Pinheiros comandou os minutos iniciais ao fazer 11 a 5. Mas o valente time baiano, comandado pelo técnico e ex-jogador Edu Mariano, passou à frente do marcador em (17 a 18), terminando o período com oito pontos na frente: 19 a 27.
Segundo período – Com baixo aproveitamento nos arremessos de fora e com a defesa baiana fechando o trabalho dos pivôs, o jovem time pinheirense pouco produziu ofensivamente, marcando sete pontos em sete minutos do período. Ao melhorar na defesa e fazendo um bom contra-ataque, a diferença diminuiu para quatro pontos (32 a 36), com uma parcial favorável de 13 a 9, obrigando o técnico do Vitória a pedir tempo, finalizando em uma parcial de 15 a 11: 34 a 38 na primeira parte do jogo.
Terceiro período – Com uma parcial de 8 a 4, o Pinheiros empatou em 42 a 42. E passou na frente em 45 a 44, com um chute de três pontos de Vitor Meilli. Com uma boa defesa no período todo e conseguindo uma parcial de 21 a 15, o Azul e Preto terminou na frente em 55 a 53.
Quarto período – As emoções do jogo ficaram para o último período. Passando a fazer novamente uma defesa agressiva, o Vitória diminuiu para um ponto: 59 a 58, obrigando o técnico Guilherme Giovannoni a pedir um tempo. E o jogo passou ser disputado com muito equilíbrio. Até que faltando 2 minutos, a diferença subiu para 11 pontos (73 a 62), para fazer uma parcial de 27 a 17 e vencer a partida em 82 a 70.
JOGOS DO PINHEIROS
Primeiro turno – fase de classificação
Dia 23/3, domingo, 11 horas – Villaboim
EC Pinheiros x Osasco Basquete
Dia 27/3, quinta-feira, 19 horas – Villaboim
EC Pinheiros x Liga Sorocabana
Dia 31/3, segunda-feira, 19 horas – Poli Itatiaçu
Cruzeiro-BH x EC Pinheiros
Dia 2/4, quarta-feira,19 horas – Arena UniBH
Minas TC x EC Pinheiros
Resultado de março
19/3 – ECP 82×70 Vitória-BA