Agência Minas Gerais | Minas Gerais conquista Lisboa: 60 mil visitantes, 30 mil sabores servidos e R$ 60 milhões em negócios na maior feira de turismo de Portugal

Autor(a):

Minas Gerais garantiu protagonismo na BTL Lisboa 2025, maior feira de turismo de Portugal e uma das mais prestigiadas do mundo, ao receber 60 mil visitantes em seu estande e firmar sua posição como referência global em turismo, cultura e gastronomia.

A presença de Minas na feira entre os dias 12 e 16/3 foi marcada pela excelência e autenticidade da Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea, que ofereceu 30,6 mil porções e doses ao público europeu, proporcionando uma experiência sensorial e cultural que apresentou o estado de Minas Gerais por meio de seus sabores mais emblemáticos.

O café mineiro foi um dos grandes protagonistas da feira, com 7,2 mil doses servidas, oriundas de três das mais renomadas regiões produtoras do Brasil: Cerrado Mineiro, com destaque para a cidade de Patrocínio, que apresentou cafés de corpo intenso e notas doces, símbolo de excelência mundial; Caparaó Mineiro, com cafés de altitude, acidez cítrica e aroma floral; e Mantiqueira de Minas, com cafés premiados internacionalmente, de notas complexas e sabor equilibrado.

O público internacional também foi conquistado pelo Queijo Minas Artesanal, oferecido em 5,2 mil porções, proveniente das dez regiões queijeiras de Minas Gerais, todas reconhecidas pela Unesco como detentoras do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A mesa mineira também trouxe 5,5 mil unidades de pão de queijo, 6,2 mil porções de doces típicos, 2,5 mil doses de cachaça artesanal e 500 doses de licor de jabuticaba.

A Cozinha Show, com a criatividade das chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, serviu 3,5 mil pratos ao vivo, com receitas como carne de lata com chutney de jabuticaba e broa cremosa com doce de leite e farofa de baru, em uma fusão entre tradição e sofisticação.

 

Marden Couto

“Cada alimento servido, cada café, cada pedaço de queijo foi uma forma de apresentar Minas Gerais em sua essência. Estar na BTL com essa grandiosidade é colocar Minas no caminho do futuro, projetando nossa arte, nossa cozinha e nosso turismo como diferenciais globais. Minas está pronta para o mundo, e o mundo, agora, quer viver Minas Gerais”, celebra o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Negócios, parcerias e futuro

Minas Gerais não apenas encantou: gerou R$ 60 milhões em negócios, com a promoção dos seus destinos turísticos e produtos culturais em escala global, resultado de uma atuação integrada entre o Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), patrocinadora da Cozinha Mineira na feira.

Durante a BTL Lisboa foram anunciadas novidades, como o aumento da frequência de voos da TAP entre Lisboa e Belo Horizonte, fortalecendo a ligação entre Minas e a Europa, além da inauguração do Hotel Vila Galé em Ouro Preto, marcada para 24/5, que reforça o investimento internacional em nosso patrimônio e da primeira parceria oficial com o Governo de Moçambique nas áreas de cultura e turismo, promovendo intercâmbio entre povos unidos por laços históricos e culturais.

“O mundo reconheceu o sabor, a cultura e a hospitalidade mineira. Na BTL, mostramos que Minas Gerais é um destino internacional. Minas não é só um estado, é uma experiência viva que agora conquista o mundo”, conclui Leônidas de Oliveira.