Conheça as principais diferenças entre a panela de ferro fundido das demais panelas 

Autor(a):

Na hora de adquirir um jogo de panelas uma dúvida muito grande é se realmente vale a pena investir em panela de ferro fundido, já que ela possui um alto índice de procura por conta de sua durabilidade.

Muitas pessoas não sabem, mas o tipo de material dos utensílios culinários influenciam diretamente no alimento. Por isso, é preciso considerar alguns fatores e colocá-los em comparação para analisar qual é o melhor tipo de jogo de panela para você.

Hoje, vamos te apresentar as principais características das panelas de ferro fundido em comparação às panelas feitas a partir de outros materiais, como alumínio, aço inox e barro, para te auxiliar na decisão de qual kit de panelas você irá adquirir.

Panela de ferro fundido

A panela de ferro fundido existe a diversos séculos e continua sendo muito requisitada na culinária por conta dos inúmeros benefícios presentes no ferro. Confira alguns deles:

  • Resistente: aguenta altas temperaturas sem danificar sua estrutura;
  • Condutora de calor: possui cozimento uniforme e dificulta a possibilidade de queimar os alimentos;
  • Antiaderência natural: necessita de uma quantidade menor de óleo;
  • Liberação de ferro: componente que não faz mal para o nosso organismo (desde que não esteja em excesso), em alguns casos, auxilia pessoas com deficiência de ferro no organismo;

Mas, atenção! Assim como a penela sob bons cuidados libera ferro, caso ela não seja bem conservada, surgirá ferrugem, que é extremamente prejudicial à saúde. Por isso, dê atenção para a higienização do seu jogo de panelas de ferro. Ao contrário do que parece, não é um processo difícil, só precisa de cuidado para que a panela tenha a durabilidade que promete.

Algumas dicas de cuidados são: espere que o utensílio esfriar para não se queimar; caso necessário, aqueça os utensílios para desengordurem com facilidade, também não os deixe úmidos, coloque no sol, ou esquente com o fogão; e a qualquer sinal de ferrugem tire imediatamente com uma esponja de aço.

Panela de alumínio

Muitos brasileiros optam por uma assadeira de alumínio, em vez de assadeira de ferro, por conta do custo mais baixo. Mas, isso pode acabar se tornando um equívoco, já que muitas pessoas não sabem que o alumínio pode alterar o alimento de uma forma negativa.

Pelo alumínio ser uma material mais frágil, além de ter grandes chances de distorcer sua estrutura, ela pode ser riscada por talheres com muita facilidade. Isso pode fazer com que o alimento absorva o alumínio que é tóxico para o nosso organismo.

Em excesso, fica mais difícil para o corpo humano eliminar essa substância, por isso, é aconselhável evitar os utensílios de alumínio em excesso.

Panela de inox

Outro modelo encontrado no mercado é a panela de inox. Ela se torna uma opção por conta do aço inox não se oxidar e ser mais resistente que a panela de alumínio.

Contudo, além de possuir um valor elevado, mesmo que não oxide, essas panelas possuem níquel, e se forem riscadas, assim como as de alumínio, podem contaminar os alimentos, trazendo danos à nossa saúde.

Panela de barro

Diferentemente das panelas de alumínio e aço inox, a panela de barro não libera substâncias tóxicas. Entretanto, o barro é um material muito frágil que pode quebrar com facilidade e se danificar devido ao choque térmico.

Devido a isso, na hora de fazer, por exemplo, um ensopado, a melhor opção seja utilizar uma caçarola de ferro no lugar de uma caçarola de barro.

Vale a pena adquirir uma panela de ferro fundido?

Agora que você já conhece os principais tipos de panelas disponíveis no mercado, é o momento de analisar qual se adapta melhor ao que você procura.

Se você busca por panelas resistentes, com durabilidade que não fazem mal para o alimento e para o seu organismo, as panelas de ferro fundido se tornam uma ótima opção para você ter em sua cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *