A história do Fiat Toro

Autor(a):

Sucesso de vendas desde o seu lançamento, a Fiat Toro é um dos carros mais emblemáticos da montadora italiana. Lançada em 2016, passou por mudanças, mas nunca deixou de ser um carro forte e robusto. A seguir, confira a história do veículo!

Em 2016, nasce a Fiat Toro

O lançamento do carro Fiat Toro aconteceu, de fato, em 2016, dois anos após a apresentação do conceito FCC4. A picape surgiu no mercado e começou a bombar imediatamente. Produzida sobre a base dos Jeep Renegade (lançado em 2015) e Compass (também estreado em 2016), suas vendas decolaram no início, ficando muito à frente do Duster Oroch, que havia chegado um pouco antes.

Segundo a Fiat, a Toro naquele período inaugurou o conceito de “SUP” (Sport Utility Pickup), uma vez que combinou a força e a robustez de picapes com o conforto e a dirigibilidade de SUVs. Bom, aí dá uma boa discussão, já que a Oroch veio primeiro. Mas não dá para negar que a Toro vendeu bem mais, chegando a representar 92% do share de sua categoria.

Um novo motor na linha 2017

No final de 2016, já como linha 2017, a picape da empresa italiana recebeu um novo motor, pois o baixo rendimento do 1.8 de entrada preocupava. Chegava à Toro, então, o 2.4 Tigershark flex, de quatro cilindros com tecnologia MultiAir. Ela é capaz de render 186 cv e 24,9 kgf.m de torque.

Nas versões 1.8 flex, a tração era dianteira e o câmbio era automático, com seis marchas. Nas Tigershark 2.4, o motor também era flexível e a tração dianteira, no entanto, a caixa de transmissão passava a ser a mesma das configurações a diesel. Ou seja, automática de nove velocidades. Já nas Toro turbodiesel, além do motor movido a óleo, o sistema de tração foi para 4×4.

Fim do motor 2.4

Na linha 2021, que ainda é vendida em uma concessionária Fiat em São Paulo, a Fiat Toro perdeu a opção de motor 2.4. Esse, na verdade, nunca emplacou como a marca imaginava. É válido ressaltar que as frequentes transformações pelas quais o mercado automotivo brasileiro passou também mudaram a picape, que deixou de ser um modelo básico para se tornar carro de luxo.

Central multimídia

Agora, a picape também oferece o novo sistema de entretenimento que permite conexão via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. É a Central Multimídia, que havia sido estreada na nova Strada.

Fiat Toro 2022

A versão de 2022 traz uma renovação visual do modelo, esteticamente igual desde o lançamento. Entre as principais novidades, podemos citar a grade dianteira, equipamentos do interior, tecnologia de ponta e motor 1.3 turboflex, recém-apresentado pelo Jeep Compass 2022. Ele entrega 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *