Hipercarro inglês a hidrogênio tem 1.088 cv e custará quase R$ 10 milhões | Quatro Rodas – OPINIÃO E NOTÍCIA

Autor(a):

A Viritech apresenta no Festival de Goodwood, nesta semana, a versão final do hipercarro Appricale, com motores elétricos que somam 1088 cv e são alimentados por uma célula de hidrogênio. O design é assinado pelo estúdio Pininfarina.

Uma das coisas surpreendentes do Appricale é o peso: tem menos de 1.000 kg, por conta da tecnologia Graph-Pro da Viritech, que usa compósitos leves de resina e grafeno. Também para reduzir o peso, os tanques de hidrogênio são componentes estruturais do chassi monocoque de fibra de carbono.

– Viritech/Divulgação

O cofundador da Viritech e ex-engenheiro de F1, Max Faulks, afirmou que o peso baixo era um dos objetivos, junto com a pilotagem divertida.

Com as células de combustível gerando “centenas” de kW e as baterias de íons de lítio de 6 kWh os dois motores elétricos recebem energia suficiente para entregar tanta potência. Os  tanques de hidrogênio de 5,4 kg que suportam 700 bar garantem autonomia de 560 km.

A potência total do hipercarro é de 1088 cv e 101 kgfm de torque. Segundo a marca, o veículo vai de 0 a 97 km/h em menos de 2,5 segundos e a velocidade máxima ultrapassará os 322 km/h.

Continua após a publicidade

– Viritech/Divulgação

Mesmo sendo totalmente redesenhado comparado a versão de 2021, mantém o para-brisa ao estilo dos Koenigsegg, porém, agora com uma nova frente, um par de faróis de LED com design agressivo, entradas de ar maiores e aerofólio.

Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram

Na traseira, podemos ver lanternas de LED finas, aletas duplas na linha do teto, spoiler integrado e um padrão de favo de mel no para-choque traseiro pintado de azul. Com isso tudo, o carro mede 4,55 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,15 m de altura.

 

Apenas 25 unidades serão produzidas com a ajuda da Pininfarina, com preço aproximado de 1,5 milhão de libras (aproximadamente R$ 9.7 milhões). Ele começará a ser entregue no começo de 2024, depois dos testes extensivos das primeiras unidades, que serão produzidas em 2023.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A Viritech mostrou também o conceito de um SUV com nome de Tellaro, mostrando a tecnologia FCEV. Além disso, a Viritech proverá trens de força de hidrogênio para empresas que possuem aplicações de transporte sustentável, como a BAC.

Continua após a publicidade

Quatro Rodas no YouTube

Fusca elétrico é tão legal quanto o original e custa (bem) menos que um carro elétrico

Este é o Fusca FTe, um modelo elétrico criado em parceria entre duas fabricantes: a Fueltech e a Weg. O VW rende até 67 cv e pode rodar até 150 km sem necessidade de carregamento. Nós dirigimos com exclusividade o modelo que pode ser mais barato que qualquer carro elétrico novo. Confira!

1 Notícias SUV do Civic terá preço de Corolla Cross e chega ao Brasil no ano que vem

2 Carros elétricos Novo Peugeot 408 é misto de sedã com SUV cupê e faz 76,9 km/l de gasolina

3 Carros elétricos Novo Nissan Leaf trará solução para o maior problema de carros elétricos

4 Notícias Ministério da Justiça investiga escapamento do Toyota Corolla Cross

5 Notícias Este VW Worker 4×4 motorhome dará a volta ao mundo e tem até usina solar

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *