Tudo Sobre Automóveis

Como transportar cachorros e gatos no carro do jeito certo e de acordo com a lei?

1.236

Quem tem animais de estimação costuma considerar os cachorros e gatos como integrantes oficiais da família, dando-lhes total liberdade na hora do transporte em carros.É aí que mora o perigo. Deixar os bichos soltos pelo automóvel é extremamente perigoso, já que gera uma série de situações de risco, aumentando a possibilidade de sofrer um acidente de trânsito.

Por exemplo, existe a chance de o motorista se distrair com o animal ou ainda que o bicho de estimação pule em seu colo, prejudique a visão ou controle sobre o carro e essa situação provoque um acidente.Além disso, manter cachorros e gatos soltos no automóvel aumenta a gravidade de acidentes. A Royal Society for the Prevention of Accidents, uma organização britânica, provou que em uma batida a 50 Km/h um bicho de estimação é arremessado para a frente do veículo com até 9 vezes o seu peso, colocando sua vida em risco.

ortanto, transportar um animal sem o devido cuidado pode ser fatal para o bicho e também às pessoas que estão no veículo. O assunto é tão sério, que se o motorista for pego em flagrante será autuado e terá de pagar multa.Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com animais na parte externa do veículo, como em caçambas, é uma falta gravíssima. O motorista leva 5 pontos na carteira e multa.

Caso resolva transportar o bicho de estimação no banco de trás do carro, à sua esquerda ou no colo, a infração é considerada média, passível de multa e aplicação de pontos na carteira.Há uma maneira simples de evitar essas complicações: basta investir em formas adequadas para transportar cachorros e gatos com total segurança em seu carro, preservando a integridade de todos.

Mas, afinal, como isso é possível? O segredo está em seguir algumas dicas especiais. Conheça aqui todas elas e as aplique na hora de transportar seus bichos de estimação!

COMO TRANSPORTAR ANIMAIS NO CARRO DE ACORDO COM A LEI

Confira aqui como fazer você mesmo de maneira correta. Saiba  o que pode e o que não pode para a saúde do animal e também de acordo com as leis de trânsito brasileiras:

AS 4 FORMAS DE LEVAR ANIMAIS NO CARRO DE FORMA SEGURA

Confira aqui as técnicas que existem para levar o seu animal no carro de forma segura.

1 – APOSTE NUMA CAIXA DE TRANSPORTE

Existem caixas para transporte de animais que tenham até 50 kg, mas a recomendação geral de veterinários é que esse item seja utilizado para cachorros e gatos com até 25 kg.

O motivo é simples: caixas de transporte para animais acima de 25 kg são grandes e talvez elas não caibam em seu carro, o que impossibilitaria realizar todo o processo de locomoção.

Mesmo utilizando esse acessório, lembre-se de prender a caixa com cinto, para evitar que ela seja arremessada durante manobras. Outra opção é prender a caixa atrás do banco dianteiro.

2 – INVISTA EM CINTOS DE SEGURANÇA PARA ANIMAIS

O cinto de segurança para animais é uma excelente alternativa, mas somente para transporte de cachorros, especialmente os que possuem de 5 a 50 kg, já que têm de médio a grande porte.

Esse tipo de cinto envolve os ombros, costas e peito do cachorro, e é feito com um material que consegue absorver impactos e dar maior segurança para o animal.

Um detalhe importante é que o acessório deve oferecer opções de fixação, seja no cinto de segurança tradicional do carro ou então nos ganchos Isofix.

3 – UTILIZE GRADE DIVISÓRIA

Esta opção é especial para cachorros que tenham mais de 25 kg e sejam muito agitados, ou seja, precisam de mais espaço. A ideia da grade é manter o bicho distante do motorista e passageiros, garantindo a segurança de todos, inclusive do animal.

Mas, é importante salientar que a grade só pode ser instalada em carros com porta-malas de porte maior e o acessório deve ir até o teto o veículo. E não se esqueça de também utilizar um cinto de segurança para animais para prender o cachorro.

4 – UTILIZANDO EMPRESAS ESPECIALIZADAS DE FRETES E TRANSPORTE DE ANIMAIS

Existem empresas de fretes e transportes de animais que fazem o serviço de locomoção com máxima segurança e de forma adequada, utilizando todos os acessórios necessários.

Esse é um tipo de investimento perfeito especialmente para quem deseja transportar seus bichos de estimação em longas distâncias: a empresa é especializada em assegurar que esse processo seja feito corretamente, sem prejudicar a saúde dos animais.

O funcionamento do serviço é simples, a empresa fornece gaiolas ou caixas de transporte, bem como cinto de segurança e demais itens, dependendo do porte do animal, garantindo-lhe um ambiente totalmente salubre.

Em casos de transportes internacionais, a prestadora de serviços também auxilia em processos relacionados, como indicação de documentos necessários e obrigatórios.

Independentemente da distância, é essencial que antes de fechar negócio o dono do bicho de estimação verifique se a empresa em questão possui licenças de transporte, para comprovar sua idoneidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.