Estou em: Início / Volvo celebra 85 anos de fundação

quarta-feira, 18 abril, 2012 - 18:06

Volvo celebra 85 anos de fundação

Marca produz automóveis de passeio e pesados

A Volvo completou 85 anos da data em que seu primeiro veículo foi produzido. Em 14 de abril de 1927, o modelo ÖV4 deixava a planta da marca em Lundby, na sueca Gotemburgo, para dar uma volta inaugural marcando o começo de uma longa história. Marcando o feito, a gigante escandinava fez o mesmo trajeto com um exemplar semelhante do ÖV4 pelas ruas da cidade.

Famosa por sua preocupação com segurança, a Volvo foi pioneira em uma série de tecnologias. Foi ela a primeira marca a adotar cintos de segurança de três pontos como equipamentos de série. Também foi a primeira a utilizar terceira luz de freio e aplicar airbags laterais e tipo cortina.

HISTÓRIA

De 1927 até hoje muita coisa mudou. Com a Volvo não foi diferente. Em seu primeiro ano, vendeu apenas 300 veículos. Em 1928, a empresa iniciou suas atividades com ônibus e caminhões, o que ajudou a alavancar as vendas. Logo de início, no entanto, a direção notou que o mercado tendia às exportações. E é assim até hoje.

O Grupo Volvo, voltado a veículos comerciais, vendeu a divisão automotiva em 1998 para a Ford, abrindo mão de todos os ativos no ano seguinte. Hoje, a divisão que fabrica caminhões e ônibus concentra mais da metade de sua produção na Suécia, mas 87% das vendas acontecem fora daquele país. Já no caso da Volvo Car Corporation, destinada a carros de passeio e hoje nas mãos do grupo chinês Geely, tem 25% de seus colaboradores fixados em sua terra natal, mas 95% do volume de licenciamentos fora de lá.

Texto: Matheus Q. Pera

Images