Estou em: Início / Renault Clio completa 20 anos

sábado, 15 maio, 2010 - 01:41

Renault Clio completa 20 anos

Modelo está na terceira geração e é um dos 50 carros mais vendidos da história

A Renault está celebrando os 20 anos de mercado do compacto Clio, o hatch que difundiu ainda mais seu nome pelos mercados emergentes e a tornou a maior fabricante da França. O modelo já venceu o título de Carro do Ano Europeu e Carro do Ano. Hoje, no Velho Continente, está em sua terceira geração. No Brasil, temos a segunda. No futuro, a quarta estará novamente nos dois lugares.

A primeira geração do Clio foi lançada em 1990 na Europa, chegando pouco tempo depois ao Brasil. Teve motores sem injeção no passado, mas ganhou blocos mais modernos com o passar dos anos. Em 1993 ganhou suas primeiras mudanças lá fora, com grade levemente diferenciada, calotas e rodas redesenhadas e novos materiais de revestimento e gama de cores. Só em 1996, porém, é que mudou bastante com retoques: faróis, grade, para-choque e lanternas mudaram significativamente.

SEGUNDA GERAÇÃO

Em 1998 surgiu sua segunda geração. Com linhas arredondadas, não foi um campeão de crítica, mas sempre ganhou destaque pelo acabamento superior e pela qualidade construtiva. Teve carroceria de três e cinco portas e ganhou uma versão sedã pela primeira vez. Na Turquia, se chama Symbol. Em outros países, Thalia ou Clio Classic. No Brasil, era mesmo Clio Sedan.

Na Europa, a segunda geração ganhou caixa automática Proactive, como a do Mégane 2.0, que se adapta ao estilo de condução do motorista. Outra novidade foi a adoção de motores a diesel com injeção direta. Ganhou notoriedade na versão RS, com motor 2.0 aspirado de 172 cv, e com o mítico V6, equipado com um 3.0 de 230 cv (emprestado do Laguna e posicionado na traseira) e de apenas dois lugares. Após as mudanças visuais de 2003, ele continuou a existir, chegando a 255 cv.

Aliás, é de 2003 o modelo que roda no mercado brasileiro e que segue em oferta na América Latina. Na Europa ele também é vendido ainda, com o nome Clio Campus ou Clio Stòria. No México, é vendido em carroceria sedã pela Nissan com o nome Platina.

TERCEIRA GERAÇÃO

O Clio III, à venda desde 2005 na Europa, recebeu mudanças leves em 2009. É considerado o melhor dos Clio até hoje, logicamente, por contar com aplicação de alta tecnologia, plataforma de última geração e acabamento premium. Ele é um dos veículos mais vendidos da Europa e oferece ainda a carroceria perua Clio Grand Tour. Nesta geração, porém, perdeu o sedã que o acompanhou em países emergentes. No entanto, ganhou, derivada de sua plataforma, a minivan compacta Modus. Vendido como Lutecia no Japão, o Clio também chega à Ásia e à África.

Nesta modelagem, o compacto da Renault é fabricado na Espanha, na França e na Turquia. Seu sucessor deve ser apresentado no final do ano que vem, com vendas se iniciando em 2012.

CURIOSIDADES


CLIO I

    * Comprimento: 3,71 m
    * Largurra: 1,63 m
    * Altura: 1,40 m
    * Fabricado em: Colômbia, Espanha, França, Turquia
    * Outros nomes: Lutecia (Japão)
    * Potências (gasolina): de 49 a 150 cv
    * Potências (diesel): 65 cv

CLIO II

    * Comprimento: 3,81 m (4,17 m sedã)
    * Largura: 1,64 m
    * Altura: 1,43 m
    * Fabricado em: Argentina, Brasil, Colômbia, Eslovênia, Espanha, França, México, Turquia
    * Outros nomes: Lutecia (Japão), Clio Classic, Clio Storia, Clio Campus, Clio Grande, Clio New Basic (Dinamarca), Symbol, Thalia, Nissan Platina (México)
    * Potências (gasolina): de 55 a 255 cv
    * Potências (diesel): de 65 a 100 cv

CLIO III

    * Comprimento: 3,98 m (4,03 m pós-reestilização)
    * Largura: 1,70 m
    * Altura: 1,49 m
    * Fabricado em: Espanha, França, Turquia
    * Outros nomes: Lutecia (Japão), Euro Clio (México)
    * Potências (gasolina): de 75 a 200 cv
    * Potências (diesel): de 65 a 105 cv

Texto: Matheus Q.Pera

Veja mais notícias da seção

Images