Estou em: Início / Renault adotará motor 0.9 litro na Europa

quinta-feira, 10 maio, 2012 - 15:11

Renault adotará motor 0.9 litro na Europa

Nova linha será usada nos novos compactos da marca

 

Como a Fiat, a Renault desenvolveu um novo propulsor 0.9 para seus compactos na Europa, com previsão de estreia para a quarta geração do Clio, em setembro. No entanto, os franceses apostaram em um três-cilindros – os italianos criaram um dois-cilindros. Segundo a marca, ele terá variação turbinada com força suficiente para substituir alguns 1.4 aspirados atuais. Para enfatizar os avanços, a empresa divulgou um vídeo sobre o bloco.

O propulsor identificado como Energy TCe 90 tem três cilindros e 899 cm³ de deslocamento, todo construído em alumínio. Ele possui injeção direta de combustível, turbocompressor de baixa inércia e comando de válvulas variável (VVT). Segundo a Renault, a potência fica em 90 cv (5.000 rpm). O torque é de 13,7 kgfm, com 90% já disponíveis a 1.650 rpm.

Para ajudar a reduzir consumo e emissões, que podem chegar a 25% em relação ao 1.2 TCe de 100 cv, adotado hoje pela Renault, o bloco conta ainda com Start&Stop e Kers. O primeiro desliga o motor em paradas, como semáforos, religando-o com um toque no acelerador. Já o segundo é semelhante ao sistema usado na Fórmula 1 e reaproveita o calor que seria dissipado em frenagens e desacelerações para alimentar equipamentos elétricos auxiliares.

Estreando no Clio IV, que será apresentado em setembro, o Energy TCe 90 chegará aos poucos ao restante da linha Renault.

Texto: Matheus Q. Pera

 

" class="clear-block block block-image_pager">

Images