Estou em: Início / Range Rover 2013 é oficializado pela Land Rover

quarta-feira, 15 agosto, 2012 - 16:33

Range Rover 2013 é oficializado pela Land Rover

Peso reduzido em relação a geração anterior é seu maior destaque; design é controverso

Após cair na internet, a nova geração do Range Rover foi oficializada pela Land Rover. O utilitário-esportivo, completamente renovado, será a grande atração da marca inglesa para o Salão de Paris, em setembro. Ele chega às lojas tupiniquins no ano que vem, fazendo frente a Audi Q7, BMW X5, Mercedes-Benz ML e Porsche Cayenne.

Com carroceria construída sobre chassis monoboloco feito em alumínio, o Range Rover se torna o primeiro do segmento a adotar tal material, segundo a marca. Com isso, consegue melhor comportamento frente ao modelo anterior, reduzindo seu peso em até 39% frente à arquitetura utilizada até então. Ao final, o peso em ordem de marcha caiu 420 kg.

Esteticamente, não há surpresas após os vazamentos dos últimos dias. No entanto, convém ressaltar a estética que mescla os conceitos do antigo modelo com algumas soluções do recente Evoque. Faróis e lanternas ganham prolongamentos em direção às laterais, com recorte acentuado, e a dianteira traz contornos mais suaves, quebrando um pouco os ângulos retos que sempre caracterizaram o Range Rover.

Por dentro, a evolução é ainda mais notável. O painel conta com superfícies mais limpas, botões de contornos mais arrojado e materiais de revestimento de melhor qualidade. As forrações mesclam couro em vários tons, alumínio e imitação em madeira. O espaço também cresceu, com mais 12 centímetros para os joelhos dos passageiros do banco traseiro, por exemplo. O quadro de instrumentos é em tela, abandonando os mostradores analógicos tradicionais.

Mecanicamente também há novidades. A suspensão ganha esquema totalmente revisto, adotando novamente um sistema pneumático. A tração tem novo controle eletrônico, que atua de maneira ativa, reduzindo o tempo de resposta frente ao aparelho anterior. A novidade é chamada “Terrain Response II”.

Sob o capô, estão confirmados três propulsores, mas nenhum deles foi devidamente detalhado. A gasolina, há somente o 5.0 V8 de origem Jaguar, com sobrealimentação. Já a linha a diesel contará com o 3.0 V6 e o 4.4 V8.

Mais detalhes serão oficializados durante a mostra francesa.

Texto: Matheus Q. Pera

 

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images