Estou em: Início / Pesquisa sobre o solo que recarrega veiculos avança

quinta-feira, 12 julho, 2012 - 10:20

Pesquisa sobre o solo que recarrega veiculos avança

Pesquisadores japoneses, em feira, demonstraram bloco de simento capaz de conduzir energia

Muitos especialistas em mobilidade apontam que para os carros elétricos ganharem espaço precisarão contar com uma rede de recargas sólida, com vários pontos de trocas e reabastecimento rápido de baterias. No entanto, pesquisadores da Universidade Politécnica de Toyohashi, no Japão, foram mais longe. Seguindo os preceitos já vistos em games, eles criaram um revestimento para o solo, como asfalto, capaz de repor as energias de veículos movidos a eletricidade com o simples contato do automóvel com estas áreas.

Em uma feira de eletricidade na terra do sol nascente, os pesquisadores mostraram um bloco de concreto com 10 centímetros de espessura que consegue repassar energia na faixa de 50 a 60 watts diretamente para os pneus. O sistema, provisoriamente chamado de Carro Elétrico em Rodovia Eletrificada (EVER, de Electric Vehicle on Electrified Roadway), se baseia em aparelhos de acoplamento indutivo, que já permitem recargas em aparelhos eletrônicos compactos com o simples contato.

Segundo o relatório, porém, ainda há um longo caminho a se percorrer. O próximo passo é conseguir com que a mesma energia seja enviada em uma peça com o dobro de espessura, para a partir daí pensar em sua viabilidade comercial.

Ainda assim, são resultados otimistas.

Fonte: Universidad Politécnica de Toyohashi via AutoBlog Spanish
Texto: Matheus Q. Pera

 

Images