Estou em: Início / Partido quer limitar velocidade em estradas alemãs

sexta-feira, 20 julho, 2012 - 21:29

Partido quer limitar velocidade em estradas alemãs

Emissões de damais elevadas por conta das altas velocidades seriam o alvo da medida

O Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) propôs que as estradas do país passem, todas, a adotar o limite de velocidade de 130 km/h. Local onde está a AutoBahn, famosa mundialmente por ter uma faixa sem um “máximo” imposto pelo estado, o território germânico ainda discute o tema, mas o pedido surgido há alguns anos vem ganhando força, como comprova o projeto encabeçado pelo SPD e pelo Partido Verde Local.

A respeito do tema, o Clube do Automóvel  (Adac) local realizou uma pesquisa on-line sobre o tema, recebendo 82% de respostas contrárias ao projeto. O endereço ainda formou um abaixo-assinado, com mais de 100 mil apoiadores, para evitar que a proposta siga adiante. No entanto, enfrentam a resistência de ambientalistas.

O CASO

A primeira proposta neste sentido surgiu em 2007, pelas mãos do próprio SPD. O partido alegava uma considerável redução de emissões de poluentes com a medida. No entanto, o Adac realizou cálculos neste sentido – a entidade independente realiza também testes de impacto com os veículos – e apontou que os ganhos seriam de no máximo 0,5%. Em estudo, a mesma organização apontou que a velocidade média dos automóveis em rodovias era de 117 km/h e que a maior parte dos acidentes acontecem a velocidades menores que 100 km/h, em vias urbanas.

Texto: Matheus Q. Pera

Images