Estou em: Início / Marchionne corta investimentos em projetos do Grupo Fiat

sexta-feira, 15 junho, 2012 - 15:24

Marchionne corta investimentos em projetos do Grupo Fiat

Punto fica congelado até recuperação do mercado europeu

 

No passado, surgiram informações de que Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat, teria atrasado a nova geração do Punto por descontentamento com o visual apresentado pelo departamento de estilo. No entanto, a imprensa europeia dá nova versão ao congelamento. Segundo informações, o comandante está reduzindo investimentos em projetos, para cortar gastos da Fiat neste período de recessão no Velho Continente.

Em entrevista, Marchionne afirmou que o desempenho do mercado europeu tem sido bastante ruim e que nada garante que se vá retomar o ritmo anterior em curto prazo. Por isso, prevê reduzir os gastos em pelo menos 500 milhões de euros (R$ 1,3 bi). Um dos projetos teria de ser “sacrificado” para isso e foi o que ocorreu com o novo Punto.

Assim, a sexta geração do hatch – temos a quinta no Brasil – terá seu desenvolvimento suspenso. Isso porque Marchionne quer tentar encontra um parceiro para investir em um compacto do segmento B, compartilhando componentes e custos, e também esperar a recuperação nas vendas, para evitar que o veículo seja um fracasso.

Para a parceria, a Fiat mira a Suzuki e a Mazda. A primeira ainda não tem um compacto de grande volume, apesar do belo Swift, e está saindo de um casamento nebuloso com a Volkswagen. Já a segunda “perdeu” a Ford como aliada, fazendo com que o próximo Mazda2 perca a plataforma do Fiesta, como a que lhe dá base hoje.

Se não firmar um acordo, a gigante de Turim avalia utilizar a plataforma do 500L – derivada do utilitário Fiorino, que usa uma mecânica oriunda do Punto atual… – para dar base ao novo hatch. Ainda assim, tal estrutura exigirá investimentos em modernização, melhorando rigidez torcional e segurança.

Com o atraso, o Punto IV só deve chegar às ruas italianas em 2015. Pouco depois, será a vez do desembarque em solo tupiniquim.

Texto: Matheus Q. Pera

 

Images