Estou em: Início / Mantega: IPI volta a subir em 2014

segunda-feira, 4 novembro, 2013 - 10:26

Mantega: IPI volta a subir em 2014

Ministro sinalizou para elevar aliquota, mas não se sabe para qual patamar irá

Apesar dos rumores da manutenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o governo reitera que as taxas voltarão ao nível “normal” em 2014. A informação foi revelada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, à Associação de Fabricantes (Anfavea). A divulgação é tida como estratégica nos bastidores, uma vez que serve de chamariz para que o consumidor compre carros. O mercado registra queda de 1,4% no acumulado de 2013.

Anteriormente, o ministro da Indústria (MDIC), Fernando Pimentel, havia dito que a prorrogação do desconto do IPI era algo “provável”, mas que dependeria da estratégia da Fazenda. A declaração pode servir de incentivo ao mercado, tendo sido reiterada pelo presidente da Anfavea, Luiz Moan. O executivo da GM, porém, não detalhou o reajuste. “O ministro [da Fazenda] revelou que o IPI será mantido até o fim do ano e, a partir de janeiro, haverá elevação, mas não sabemos ainda de quanto”, explicou.

Atualmente, o IPI está em 2% para carros com propulsores de até um litro, 5 pontos percentuais a menos que o normal. Para blocos entre 1.0 e 2.0, as alíquotas são de 7% para motores com tecnologia bicombustível e 8% para movidos somente a gasolina, enquanto o regulamentando é de 11% e 13%, respectivamente.

Texto: Matheus Q. Pera

Images