Estou em: Início / Lexus oficializa reestilização do topo-de-linha LS

sexta-feira, 3 agosto, 2012 - 15:07

Lexus oficializa reestilização do topo-de-linha LS

Mudança no perfil do sedan foi significativa; lançamento no Brasil é em novembro

Após vazamento de imagens e informações, a Lexus oficializou, nos Estados Unidos, a carroceria reestilizada do topo-de-linha LS. Um dos menos atualizados da marca japonesa até então, o sedã foi amplamente revisto, ganhando estilo alinhado comas últimas criações da empresa. Ele também ficou mais refinado em termos de equipamentos e acabamento. O lançamento no Brasil está previsto para novembro.

Visualmente, o LS apresenta uma alteração bastante significativa em seu perfil. A dianteira, por exemplo, perde o ar conservador ao trocar linhas previsíveis por cortes abruptos marcantes. Os faróis ficaram mais recortados em direção às laterais e a grade se integrou à tomada de ar inferior, ao melhor estilo Audi. Os contornos cromados laterais da grelha, porém, têm curvas na aparte superior, como se convencionou em outros produtos da empresa. Os faróis auxiliares, na parte baixa, deram lugar a filetes cromados com LED, enquanto o capô ganhou três vincos marcantes.

Nas laterais, o LS mantém seu perfil, graças à manutenção dos contornos gerais de portas e vidros e de detalhes como frisos e maçanetas. Como novidades, há os retrovisores revistos e as novas rodas de liga leve, mais inspiradas.

A parte posterior mantém as proporções, mas altera consideravelmente sua personalidade com os novos itens. As lanternas foram redesenhadas e agora são ligadas por uma faixa na cobertura do bagageiro. Internamente, são compostas por LEDs, em feixes que lembram o “L” estilizado da logomarca da Lexus. A tampa do porta-malas ganhou novos vincos e régua cromada. Já o para-choque, ligeiramente retocado, traz saídas de escape redesenhadas.

O habitáculo do novo sedã mudou consideravelmente. Os painéis das portas se mantiveram, recebendo apenas novos revestimentos. No entanto, o painel ficou mais arrojado, graças a mudanças na parte central. Os equipamentos foram reorganizados, com novos botões para sistemas de som e climatização e tela multimídia reposicionada. As saídas de ar ganharam desenho diferenciado e passaram a ser separadas por um relógico analógico. Há ainda volante e manopla de câmbio com contornos mais arrojados e quadro de instrumentos com iluminação revista.

Entre os equipamentos, há uma série de novidades. O próprio sistema de multimídia foi atualizado, com tela de 12,3 polegadas para navegação e comando remoto. Há também avisto de objetos em pontos cegos, aquecimento para volante e bancos, iluminação interna toda em LED, ar condicionado multi-zona e todo o aparato tecnológico de segurança típico de veículos topo-de-linha, como sensor pré-colisão e controle automático de velocidade.

Um dos destaques é o Lexus Enform. Ele oferece conexão com o celular para obtenção de aplicativos, realização de buscas pelo Microsoft Bing, reservas em restaurantes pelo serviço americano OpenTable e compra de ingressos de cinema no site MovieTickets. Para completar, há pesquisas de negócios e possibilidade de realizar “check-in” no Facebook.

MODELOS

Aos americanos, o LS 2013 será oferecido em quatro opções: LS 460, LS 460 L (com carroceria alongada), LS 460 F Sport (com estilo mais apimentado) e LS 600hL (híbrido e alongado). O esportivo se diferencia por oferecer rodas exclusivas de 19 polegadas, freios Brembo, suspensão a ar e diferencial de escorregamento limitado Torsen na versão de tração traseira, com opção de tração integral. Há ainda acabamento interno em alumínio, assentos esportivos e aletas atrás do volante para as trocas de marcha.

Os motores não mudam. No caso dos 460, o bloco é o 4.6 V8 de 380 cv, que atua junto do câmbio automático de oito velocidades. Já o híbrido 600hL mescla o 5.0 V8, com transmissão continuamente variável (CVT), e um propulsor elétrico para disponibilizar 438 cv.

O lançamento do Lexus LS 2013 acontece no Brasil em novembro.

Texto: Matheus Q. Pera

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images