Estou em: Início / GM estuda comprar fatia da japonesa Isuzu

segunda-feira, 30 abril, 2012 - 18:35

GM estuda comprar fatia da japonesa Isuzu

Marca quer compartilhar da experiência da marca em utilitários

A General Motors está avaliando adquirir um pedaço da Isuzu, sua aliada asiática. Parceiras de longa data, elas se “separaram” em 2006, nos primeiros sinais da crise da GM, antes da recessão financeira global. Agora, ensaiam uma nova união, tendo a marca japonesa uma atuação mais presente no conglomerado norte-americano.

De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, a meta da GM é aproveitar a experiência da Isuzu com veículos comerciais para reforçar sua atuação na América do Sul e na Ásia, usando a própria logomarca da empresa nipônica. A negociação ainda afastaria a Volkswagen da marca, cujo interesse já foi confirmado, e daria a chance da Toyota se desfazer de suas ações na fabricante japonesa.

GM e Isuzu possuem uma longa história de parceria, com mais de 35 anos de duração. A nova geração da Chevrolet S10, inclusive, originou sucessora para a antiga D-Max. Ambas ainda compartilharam motores a diesel no passado, além de alguns produtos da Opel terem sido revendidos pela japonesa com sua logomarca. Após a crise, porém, os americanos se desfizeram de suas ações, enquanto a Toyota adquiriu 5,9% de participação na compatriota.

Texto: Matheus Q. Pera

Images