Estou em: Início / GM e PSA podem criar cinco modelos em parceria

quinta-feira, 10 maio, 2012 - 15:20

GM e PSA podem criar cinco modelos em parceria

Idéia partiu do conglomerado francês

 

Após vender 7% de suas ações para a General Motors, a PSA Peugeot-Citroën está disposta a aprofundar a relação com a gigante americana. Sua próxima meta é desenvolver produtos com o apoio da nova parceira. É o que confirma o presidente da marca do leão, Frederic Saint-Geours, ao jornal italiano Corriere della Sera.

Para o conglomerado francês, a GM deve gerar pelo menos cinco novidades nos próximos anos. Com a plataforma do Opel Insignia, seria possível criar um sucessor para o Citroën C5 e o Peugeot 508. Já a base do Meriva serviria para um monovolume compacto. O renovado Antara, vendido no Brasil como Chevrolet Captiva, daria origem a crossovers com chevrons e leão na grade. Haveria ainda arquitetura par acompartilhar em novos veículos dos segmentos B (compactos, como C3 e 208) e C (C4 e 308).

No lado da General Motors, haveria a contrapartida mecânica com a transmissão de dupla embreagem DCT. A caixa seria repassada à aliada americana para equipar primeiramente os veículos médios e grandes. No entanto, a PSA já sinalizou ter intenção de vender a fábrica de câmbios localizada na cidade francesa de Estrasburgo (Strasbourg). E, para ficar “em casa”, a própria GM poderia comprá-la.

Texto: Matheus Q. Pera

 

Images