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terça-feira, 27 março, 2012 - 15:26

Fiat oficializa Grand Siena; atual segue em produção

Nova geração parte de R$ 38 mil e tem Air Bag e ABS de série

Após especulações e flagras, a Fiat enfim oficializou a nova geração do Siena. Adotando a mesma plataforma do novo Palio, o sedã cresceu e ganhou mais personalidade, adotando linhas exclusivas. Ele ganha ainda o batismo Grand como pré-nome, ajudando a diferenciá-lo do três-volumes atual, que segue em oferta.

Em um primeiro momento, o Siena chama atenção pelo visual. Visilmente maior, ele ganhou estilo mais imponente, com soluções de design modernas. Na dianteira, os farois inclinados e recortados, que lembram o Idea, passam esportividade, assim como os contornos da tomada de ar junto ao para-choque. A grade é mais sóbria, para deixá-lo com aspecto familiar, enquanto cabe ao Palio conquistar os mais jovens.

Nas laterais, as formas lembram o Linea, principalmente por conta da vigia na coluna C, inédita no Siena. O Grand ainda possui portas diferentes das do Palio, o que não acontecia até então. As rodas possuem desenho próprio, conferindo mais personalidade.

Atrás, a inspiração para o modelo foi no produto atual, com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. Desta vez, porém, o conjunto óptico é mais largo e tem corte irregular nas extremidades, além de contar com maior área com lentes brancas. A traseira tem linhas limpas e soluções diferenciadas, como a régua cromada no para-choque.

Em termos de crescimento, o Grand Siena está 13,7 centímetros mais comprido, 6,1 cm mais largo e 5,3 cm mais alto. O entre-eixos subiu 13,7 cm, chegando a 2,51 metros. Já o porta-malas passou de 500 para 520 litros de capacidade, ganhando ainda abertura por comando elétrico e maior vão de acesso ao bagageiro.

O habitáculo é semelhante ao do Palio, tendo leves mudanças. As principais alterações estão nos revestimentos e em detalhes como as saídas de ar, que trazem contornos mais requintados. Há apliques cromados internos e até a possibilidade de se adotar (polêmicos) adesivos imitando madeira. O quadro de instrumentos é novo, com fundo branco, e possui o sistema de “boas-vindas” ao condutor, com os ponteiros “varrendo” os números ao se dar a partida.

VERSÕES

O Grand Siena chega ao mercado nacional com três versões: Attractive, Tetrafuel e Essence. Todas possuem airbag duplo, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD) e terceiro apoio de cabeça de série, com opção de bolsas infláveis laterais dianteiras.

Com a manutenção do Siena EL atual, com motores 1.0 e 1.4, o Grand Siena será um pouco mais sofisticado. Por isso, a versão mais simples, Attractive, já contará com direção hidráulica, travas eétricas com acionamento a 20 km/h, farois de neblina, regulagem de altura do volante, desembaçador traseiro, computador de bordo, alerta de limite de velocidade, vidros dianteiros elétricos com funções um-toque e antiesmagamento e chave-canivete. Há ainda frisos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, abertura interna do tanque e porta-óculos. Como opcionais, há ar condicionado, sensores de chuva, luminosidade e obstáculos traseiros, volante em couro, vidros traseiros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som com MP3 e Bluetooh, entre outros.

A versão Tetrafuel é baseada na Attractive. Seus diferenciais, no entanto, são contar com ar condicionado de fábrica e um visor exclusivo indicando o nível de GNV nos cilindros. Todos os opcionais são os mesmos do “irmão”.

Já o topo-de-linha Essence traz os mesmos equipamentos do modelo Tetrafuel, mas adiciona alguns itens. Entre eles, há rodas de liga leve de 16 polegadas, banco do motorista com ajuste de altura e detalhes internos cromados. Há ainda termômetro externo e luzes de leitura com ajuste de foco na frente. Os opcionais são similares aos do Attractive, à exceção do que já é de série, como citado, além dos airbags laterais, do volante em couro com botões do rádio, do controlador de velocidade e o kit de parafusos antifurto, entre outros. Caso se opte pela transmissão automatizada Dualogic, o controlador de velocidade é vendido em conjunto, tendo a opção de aletas atrás do volante para trocas de marcha.

MOTORES

A gama de motores do Grand Siena não é necessariamente nova. A opção mais fraca é o 1.4 Fire Evo, de quatro cilndros e oito válvulas. Ele equipa os acabamentos Attractive e Tetrafuel, com potência de 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol. O torque é de 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (G/E). A força com gás natural (GNV) não foi revelada.

Já o 1.6 16v E.torQ entrega 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol. Como atualmente, o torque oscila entre 16,2 e 16,8 kgfm, a 4.500 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente. Não foram revelados, no entanto, dados de consumo, emissões e desempenho.

MERCADO

Na contramão dos rivais, o Grand Siena tem apenas um ano de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões devem ser feitas a cada 15 mil quilômetros ou um ano. Ao todo, são 12 cores para a carroceria: quatro sólidas e oito metálicas.

Texto: Matheus Q. Pera

 

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