Estou em: Início / EuroNCAP exigirá frenagem automática a partir de 2014

sexta-feira, 15 junho, 2012 - 15:10

EuroNCAP exigirá frenagem automática a partir de 2014

Poucos carros contam com o sistema atualmente

 

A entidade independente EuroNCAP, que avalia o nível de segurança dos veículos comercializados no Velho Continente, ficará mais exigente. Ela anunciou, em comunicado, que a nota máxima, de cinco estrelas, só será concedida para modelos equipados com sistema de frenagem automática. A “exigência” vigorará a partir de 2014.

Anteriormente, a entidade já havia solicitado aos fabricantes que equipassem os veículos com o controle de estabilidade (ESP/ESC/VSA) para receber as cinco estrelas. Agora, pede pela frenagem automática (EBA/AEB, entre outros), afirmando que o equipamento pode reduzir o número de acidentes em até 27%. No entanto, este item é bem pouco difundido hoje: 79% dos veículos vendidos hoje na Europa não o possuem sequer como opcional e 66% das marcas lá instaladas não têm um único modelo oferecendo este item.

Por aqui, em 2014 passarão a ser exigidos em 100% dos veículos comercializados o airbag duplo e os freios antitravamento (ABS). Hoje, a dupla é exigida somente em 30% dos carros em oferta, embora todos os lançamentos tenham de contar com a dupla de fábrica.

Texto: Matheus Q. Pera

 

Images