Estou em: Início / Estande da Mitsubishi traz futuros nacionais

sexta-feira, 29 outubro, 2010 - 16:00

Estande da Mitsubishi traz futuros nacionais

Crossover ASX, Lancer e Pajero Dakar devem ser fabricados por aqui entre 2011 e 2012

Quem for visitar o estande da Mitsubishi no Salão de São Paulo vai encontrar apenas uma novidade: o crossover ASX, um dos principais lançamentos mundiais da marca em 2010. Entretanto, o interessante é a divulgação há poucas semanas dos planos da montadora, dirigida no Brasil pelo empresário Eduardo Souza Ramos. Com investimento estimado em 1,1 bilhão de reais, a Mitsubishi deverá produzir a partir de 2011 o SUV Pajero Dakar, atualmente importado da Tailândia e, em 2012 será a vez do crossover ASX e do sedã médio Lancer.

Em um ambiente grande, arejado e com foco no off-road, o espaço da Mitsubishi no evento mostrou a linha de jipes e picapes da marca, além de modelos de corrida, como uma Pajero TR4 especial de rali. Quem chamou atenção foi o ASX, crossover, que foi lançado há poucos meses na Europa, no Japão e nos Estados Unidos. O modelo, de porte um pouco maior que um Ford EcoSport começará a ser vendido no fim deste ano, com preços variando de 82 a 100 mil reais, em termos estimados. A motorização é composta por um motor 2.0 litros, de 160 cavalos, que pode ser acoplada a uma caixa automática CVT, com trocas de marcha acionadas por borboletas atrás do volante. Com um interior um tanto acanhado perto dos concorrentes Honda CR-V e Chevrolet Captiva, o ASX terá tração 4x4 na versão mais cara e câmbio manual de 5 marchas na opção mais em conta. O crossover, assim como muitos outros modelos da marca, estava exposto em um tom de branco perolizado, muito bonito.

Outro destaque do espaço da japonesa é o Lancer Evolution. Trazido em doses homeopáticas durante 2010 (28 unidades), o esportivo veio para fazer imagem para seu irmão "tranquilo", o Lancer, que será produzido em Catalão, Goiás, a partir de 2012. O motor deverá ser o do ASX, que utiliza a mesma plataforma do sedã e também será nacionalizado. Preços? Segundo um engenheiro da marca, entre 65 e 90 mil reais, a depender da configuração.

Outras novidades: L200 Triton 2011, com um leve facelift, a Pajero Full em opção 3 portas, com novos itens de série e a Dakar, que será nacionalizada a partir de 2011.

Assim como suas companheiras japonesas Honda, Toyota e Nissan, a Mitsubishi também trouxe um modelo "verde": o compacto i-MiEV, que utiliza o conceito plug-in (carregável em tomada) e que não possui motor a combustão, apenas propulsores elétricos.

Reportagem: Bruno Vieira

Images