Estou em: Início / Dacia traz mais informações e imagens do Dokker

domingo, 1 julho, 2012 - 15:54

Dacia traz mais informações e imagens do Dokker

Multivan deve suceder o Renault Kangoo no Brasil 

 

Após oficializá-lo em maio, no Marrocos, a Dacia divulgou mais informações e fotos do Dokker, seu comercial leve. O utilitário, após chegar ao país africano, será lançado em vários mercados da Europa. No Mercosul, é fortemente cotado para substituir o Kangoo.

Ainda não se sabe qual sua plataforma, mas o compartilhamento de componentes com a minivan Lodgy indica se tratar da mesma arquitetura, derivada da Renault Scénic europeia. O desenho tem soluções que lhe conferem personalidade, ainda que o estilo não seja unanimidade.

Além da dianteira alta, com farois simples e grande grade, o Dokker possui componentes com aspecto moderno. São os casos de vidros traseiros laterais e posteriores, lanternas e frisos da base das portas. No entanto, ele não nega as origens franciscanas ao adotar peças de outros produtos da Dacia.

O habitáculo também é simples, possuindo familiaridade com os irmãos romenos. Ainda assim, o Dokker dá a deixa para a nova linguagem de acabamento da marca, com quadro de instrumentos de nova disposição e sistema multimídia com tela sensível ao toque. Algumas peças vieram do Fluence, caso dos botões de travamento e pisca-alerta e comando satélite do rádio. Outros, também de origem Renault, estão há tempos na empresa, como maçanetas, alavanca de câmbio, volante, acionadores dos vidros elétricos, cinzeiro-copinho e saídas de ar.

Como se espera de um comercial leve do segmento, o Dokker tem duas variações. A Van é voltada para uso comercial, tendo apenas dois assentos dianteiros e grande área de carga. Já a Combi é mais familiar – também para táxi -, tendo espaço para cinco pessoas e malas. Para não canibalizar a Lodgy, não haverá opção de sete lugares – ao menos neste momento.

A gama de motores terá opções variadas em cada mercado. Blocos a gasolina e a diesel são esperados, especialmente os do segundo grupo, considerados essenciais para o trabalho. A transmissão automática não está descartada para o futuro.

Convém lembrar que a Dacia já dispõe da Logan MCV, irmã perua do Logan, com variações de passageiros, com até sete assentos, e carga. 

Texto: Matheus Q. Pera

 

Veja mais notícias da seção

Images