Estou em: Início / Citroën revela novo C4 na Europa

terça-feira, 1 junho, 2010 - 11:15

Citroën revela novo C4 na Europa

Vendas começarão no fim do ano na Europa; aqui deve chegar em 2012

A segunda geração do Citroën C4 acaba de ser lançada na Europa. O renovado hatch médio vazou pela internet nesta madrugada e, ao amanhecer, teve imagens e informações reveladas oficialmente no Velho Continente. O veículo perde bastante da ousadia que o consagrou em diversos mercados. No entanto, ganha atualizações e se aproxima da nova identidade visual da marca francesa, vista nos recentes C3 e C5.

O estilo é  a grande novidade do C4. Por dentro e por fora ele mudou completamente. Na frente, os faróis continuam “rasgados”, mas há uma linha superior que os delineia. Esperava-se que a grade tivesse contornos mais próximos da tomada de ar inferior, como nos irmãos recentes, mas isto não aconteceu. A medida deixou o C4 com mais personalidade. Nas laterais, os vidros perdem o corte arqueado e têm desenho mais reto, lembrando o Subaru Impreza Sedan. A porta dianteira, porém, não nega a lembrança da primeira geração.

Atrás talvez seja o ângulo mais polêmico, como aconteceu com a geração atual. Saem de cena as lanternas verticais que avançam de baixo da linha de cintura até o teto. Entram conjuntos ópticos horizontais, que invadem a tampa do porta-malas, mas mantêm acabamento na parte inferior. Há uma “quebra” de linha, como no C3. O interior também mudou bastante. Perdeu-se o volante de cubo fixo e o quadro de instrumentos central. O desenho ficou mais moderno, com quatro raios no primeiro e conta-giros analógico no segundo.

Vale destacar que o C4 cresceu significativamente. O comprimento passou de 4,26 metros para 4,33 m, enquanto o entre-eixos subiu de 2,60 m para 2,61 m. Agora, a altura mede 1,49 m, enquanto a largura ficou em 1,79 m. No modelo vendido no Brasil, os números são 1,77 m e 1,46 m, respectivamente. De quebra, o porta-malas cresceu de 320 litros para 408.

Entre os equipamentos, a Citroën destacou vários deles, um dos quais é um teto panorâmico fixo, sem aberturas. Há freio de estacionamento elétrico e equipamentos inéditos no segmento, como sistema de aviso de objetos em pontos-cegos, regulador de velocidade automático, assento dianteiro com regulagem lombar elétrica e função massagem e iluminação do interior configurável. Para completar, o C4 terá faróis de neblina com iluminação diagonal e sistema de som com função de ampliação de propagação. Os proprietários do C4 poderão contar ainda com um novo serviço da marca, chamado Citroën eTouch. De início, ele funcionará somente em alguns países, informando a localização específica do veículo em casos de emergência.

Na motorização, o modelo da Citroën não terá muitas novidades por agora. A melhor delas, no momento, é a aplicação do sistema Stop&Start, que desliga o motor em paradas, em seus motores. A linha a diesel HDI, por exemplo, terá emissões partindo de 99 gramas de CO2 por km futuramente (são 109 g agora). Para isso, há também uso de pneus com baixa resistência à rolagem da Michelin. A potência variará entre 90, 110 e 150 cv. Já na gama a gasolina, há o 1.6 de 120 cv  o 1.6 de 155 cv. No futuro, o modelo deverá contar com outras opções.

As vendas do novo Citroën C4 começarão no final do ano na Europa. Ele será fabricado em Mulhouse, na França. Por aqui, devemos contar com o veículo a partir do final de 2012.

Texto: Matheus Q.Pera

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images