Estou em: Início / China mantém liderança em fevereiro; estagnado, Brasil é sexto

terça-feira, 24 abril, 2012 - 16:05

China mantém liderança em fevereiro; estagnado, Brasil é sexto

Toyota passou a Volkswagen na liderança mundial 

Os resultados de vendas globais em fevereiro, levantados pela consultoria Jato Dynamics, foi divulgado nesta semana. De acordo com os números, a China manteve sua liderança, graças à significativa expansão obtida naquele mês. O Brasil, em queda, perdeu uma posição em comparação com janeiro. Entre as nações, destaca-se também a recuperação do Japão. Já entre os fabricantes, a Toyota voltou a liderar o ranking, seguida por Volkswagen e Ford.

De acordo com o levantamento da Jato, a China manteve a dianteira, graças ao avanço de 23,9% nas vendas, em relação a fevereiro de 2011. Atrás aparecem Estados Unidos (15,7%) e Japão (29,6%), com a segunda e a terceira colocações, respectivamente. Este último, aliás, teve desempenho notável após o terremoto que atingiu o país.

A quarta posição foi mantida pela Índia, como havia ocorrido em janeiro, superando os antigos detentores da colocação, Brasil e Alemanha, com aumento de 12,9% nas vendas. Os germânicos, que perderam 0,3% de vendas, ficaram com o quinto lugar, enquanto nós reduzimos em 8,9%. Na sequência vieram Rússia (24,5%), França (-17,8%), Itália (-20,3%) e Coreia do Sul (7,8%).

Entre os fabricantes, a liderança ficou com a Toyota, com 23,3% de avanço nas vendas. Na sequência, aparecem Volkswange (14,5%), Ford (4,2%) e Nissan (25%), que obteve o maior crescimento entre as 10 grandes. A Renault, por outro lado, foi a única com perdas: -13,7% em fevereiro e -12,2% em 2012, principalmente pela queda das vendas na França.

Texto: Matheus Q. Pera

Images