Estou em: Início / Blog revela planos da Fiat para até 2014

sexta-feira, 20 agosto, 2010 - 17:06

Blog revela planos da Fiat para até 2014

Novo Uno 3p, Punto Evo, Projeto 326 e Bravo (foto) devem ser as principais novidades da montadora italiana

O blog Autos Segredos, de Marlos Ney Vidal, publicou um dossiê completo do que a Fiat pretende fazer no mercado nacional nos próximos anos. A reportagem traz detalhes sobre produtos que a empresa deve comercializar futuramente por aqui, até 2014.

O Novo Uno, lançado em maio, já tem previsão de reestilização. Será em junho de 2013, podendo haver um pequeno atraso nas mudanças. A modificação contecerá para reforçar a presença do modelo no mercado. Os blocos 1.0 e 1.4 não mudarão, mas terão a companhia do 0.9 MultiAir, previsto para 2012. A linha Mille/Fiorino/Uno Furgão deixa o mercado em dezembro de 2013, devido às leis que exigem aplicação de airbag duplo e freios antitravamento (ABS) em todos os carros vendidos no Brasil.

A gama Palio começa a tomar forma. A linha Fire sai de cena em dezembro de 2011, mas a nova geração chega pouco antes: em agosto. Fruto do projeto 326, ela terá a plataforma do Novo Uno modificada, com motores 1.4 Evo e 1.6 16v E.torQ. Segundo o blog, a perua Weekend continua em cena até 2014, com futuro desconhecido para depois. Terá mudanças leves em junho do ano que vem. Há quem diga que ela deixa o mercado para abrir espaço para um jipinho, culminando para o fim do segmento de peruas compactas.

O Siena será o segundo modelo da nova geração 326. O sedã Fire sai de linha em 2013. Já a Attractive e a Essence atuais ganham retoques em 2011, saindo do mercado em 2012. A nova geração será lançada em novembro de 2011, com primeiros retoques para setembro de 2014. O modelo Tetrafuel com propulsor 1.6 16v E.torQ chega em junho de 2012.

Como a Weekend, a Strada tem futuro nebuloso. A versão Fire ganha retoques em maio de 2012. Trekking e Adventure mudam em junho de 2011, mantendo-se iguais até janeiro de 2014. O sucessor da Strada virá da plataforma do 327, em projeto conhecido como 327 Light Commercial Vehicle. Seria o retorno da Fiorino.

O recém-reestilizado Idea fica igual até 2014. O Doblò também não muda até aquele ano, sem previsão de chegada da nova geração. O compacto 500, importado, chega do México a partir do ano que vem. As versões Lounge e Sport serão mantidas, mas a de entrada Pop é a grande novidade. Haverá motores 1.4 8v Evo e 1.4 MultiAir, com tecnologia flex chegando a este último em 2012. O italiano sia de cena em junho do ano que vem.

O Punto também muda. No ano que vem, mais precisamente em junho, o hatch ganha retoques como o europeu Evo, mas sem contar com o mesmo batismo. Em junho de 2012 vêm os motores E.torQ MultiAir. Já o T-Jet perde o 1.4 turbo em 2014, trocado pelo 1.5 E.torQ MultiAir Flex Turbo. O sedã derivado, Linea, terá uma mudança de motorização em  breve: perde o motor 1.9 16v e ganha o 1.8 16v E.torQ. Em outubro do ano que vem recebe os primeiros retoques, com motor MultiAir 1.8 sendo oferecido a partir da metade de 2012. Como no hatch, o motor do T-Jet muda em 2014.

A linha média da marca italiana sofrerá alterações significativas nos próximos meses. O Stilo tem produção garantida até dezembro. Em novembro, porém, começa a chegar o Bravo. Ele terá três acabamentos (Dynamic, Sporting e T-Jet), dois motores (1.8 16v E.torQ e 1.4 16v Turbo) e opção de câmbio Dualogic para o 1.8, com caixa manual de seis marchas para o turbo.

A grande novidade é o lançamento de um compacto urbano fruto do projeto City Car. Ele entra em produção em abril de 2013 e terá duas opções de motorização: 1.0 8v Fire e 0.9 MultiAir.

Texto: Matheus Q.Pera

Images