Estou em: Início / Volvo se prepara para enfrentar BMW

segunda-feira, 13 agosto, 2007 - 00:40

Volvo se prepara para enfrentar BMW

Assim, boatos de que a marca bávara comprariam a sueca cessam

A Volvo também quer entrar na briga por um mercado cada vez maior, onde predominam as gigantes alemãs. A BMW, uma das líderes em respeito e status, é o adversário a ser batido pela fabricante sueca. Audi e Mercedes-Benz seriam os outros rivais da empresa, atualmente controlada pela Ford, que visa lucratividade e boa reputação.

Segundo informações da revista Auto Car, a Volvo está em busca da melhor forma de rivalizar com a Série 3. O reposicionamento de produtos, a "extinção" de outro e algumas novidades são as principais armas da fabricante sueca. Com isso, além de criar um certo respeito e obter lucros, a Ford, controladora da empresa, pretende acabar com os rumores que ligam a Volvo à uma eventual compra pela BMW.

Uma das novidades será o fim do S40. O modelo deixará de ser um sedan e passará a ser um hatchback de cinco portas, sendo uma ampliação do compacto C30. Ele será rival de Audi A3 e BMW Série 1 e também mudará de nome: passará a se chamar V40. A gama de motores não estaria definida, mas, ao que tudo indica, deve seguir a do C30.

O S60 ganhrará melhorias. Além de novo design e plataforma, o veículo ganharia tecnologia de S80 e Ford Mondeo, maior distância entre eixos e interior melhorado. Ele oferecerá motores de cinco cilindros a gasolina e a diesel, além de um moderno 1,6 litro com potência de 2,0 litros, baixo consumo e menor emissão de poluentes. Neste quesito, Audi e Mercedes-Benz já têm trabalho em novos motores desta característica.

Depois destas mudanças que aproximariam o S60 do Série 3, ele também geraria derivações. Além de uma perua (que deve manter o nome V50), haverá um utilitário esportivo de medidas limitadas, com o nome de XC60. Outra mudança que deve estrear neste modelo é o logotipo da Volvo, que estaria prestes a receber leves modificações, e a grade dos veículos da marca, que perderia a tradicional barra diagonal presente em vários modelos.

As novidades da Volvo devem acontecer até 2010. Também fala-se de um possível XC30. Os novos modelos da marca devem chegar ao Brasil pouco tempo após seu lançamento na Europa.

Texto: Matheus Q. Pera / Fonte: Auto Car

Veja mais notícias da seção

Images