Estou em: Início / Jaguar completa 75 anos

segunda-feira, 1 fevereiro, 2010 - 18:27

Jaguar completa 75 anos

Empresa foi fundada em 1922 mas se tornou Jaguar somente em 1935; luxo faz parte da tradição da marca

Jaguar E-Type 1975

A britânica Jaguar celebra seu 75º aniversário de operações. Fundada em 1922, a empresa iniciou suas atividades como Swallow Sidecars, fabricando componentes laterais para automóveis e motocicletas. Em 1935, a fabricante inglesa mudou seu nome para “Jaguar”, após consultar sua agência de publicidade, na mesma época em que lançou o modelo SS100. Este, então, é considerado o primeiro veículo da marca.

Para celebrar o feito, a empresa participará de diversos eventos do mundo automotivo. Na Inglaterra, marcará presença no tradicional festival de regularidade e velocidade de Goodwood, enquanto também estará presente nas Mille Miglia Clássicas, da Itália. Nos EUA, ela garantiu participar do Concours d’Elegance de Pebble Beach.

Atualmente, a empresa está nas mãos do grupo indiano Tata, que a comprou em 2008 da Ford. O conglomerado oriental segue renovando a gama de modelos da marca, para torná-la novamente referência no segmento de alto luxo. De quebra, a companhia preparou o RSR XKR GT2, que representará a Jaguar nas pistas da American Le Mans Series.

Texto: Matheus Q. Pera
Foto: Jalopink

" class="clear-block block block-image_pager">

Images