Estou em: Início / Fiat apresenta nova Fiorino

quinta-feira, 29 novembro, 2007 - 17:52

Fiat apresenta nova Fiorino

Completamente diferente do nacional, é uma opção menor ao Doblí²

Calma, leitor! Antes que você se empolgue, já aviso: modelo das fotos não tem nada a ver com o homônimo brasileiro, e nem terá. Por aqui, continuaremos com o velho Fiorino por mais alguns anos. O modelo das fotos não substituirá o nacional. Nem tem nada a ver com a gente...

O novo Fiorino foi apresentado pela Fiat essa semana, e se mostra uma opção menor ao Doblò. Apesar de parecer ter o tamanho da multivan nacional  nas fotos, mede somente 3,86 metros (equivalente ao nosso Palio), contra os 4,35 de um Doblò Adventure.

De acordo com a Fiat, la nouva Fiorino é o carro de carga ideal para as grandes cidades, pois alia a praticidade de um veículo pequeno com boa capacidade de carga (possui 2,5m³ de área, contra 3,2 da Fiorino nacional), acabamento interno caprichado, conforto digno de carro de passeio e agilidade. Os motores disponíveis são o 1.4 de 73cv a gasolina e o Miltijet 1.3, de 75 cavalos, este que roda 22,5km com apenas um litro de diesel em circuito misto.

De série, o modelo conta com freios ABS com EBD, airbag para o motorista, aquecimento e direção hidráulica. Podem ainda ser acrescidos mais airbags, controle de estabilidade, ar condicionado e CD-player com MP3 e bluetooth, dentre as várias opções de equipamentos.

O carrinho estará a venda ainda este ano, e é prevista uma versão mista (para 5 pessoas) para o começo de 2008. Feito em conjunto com a PSA na fábrica da Tofas, na Turquia, o Fiorino logo ganhará irmãozinhos Peugeot e Citroën. A Fiat salienta que ele será exportado para mais de 80 países.

Como dito, a produção nacional é inviável, pois o furgãozinho chegaria custando bem mais que o Fiorino nacional. A linha de modelos de carga é algo grande e muito rentável na Europa, onde a Fiat possui desde esse modelo recém-lançado até a Ducato (numa geração a frente da nossa), passando pelo Doblò e Scudo, sem contar as vans maiores vendidas pela divisão Iveco, todos sempre com muitas variações de capacidade de carga e comprimento.

Por Adriano Vieira / Fotos: divulgação Fiat (NetCarShow)

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images