Estou em: Início / Disputa competitiva

segunda-feira, 8 outubro, 2007 - 12:00

Disputa competitiva

O Chevrolet Vectra perdeu alguns itens para ganhar um preço menor, mas na mesma faixa a Renault oferece um Mégane mais equipado.

Desde que a Chevrolet lançou a terceira geração do Vectra, em 2005, o mercado de sedãs médios sofreu grande impulso. A diversidade imposta pela concorrência acirrou a disputa. Á venda desde fevereiro, a versão de entrada 2.0 Expression eliminou alguns itens de série em busca de preço mais competitivo. Do outro lado da linha de tiro, o Mégane Dynamique, opção intermediária com motor 1.6, agrega mais itens de série a um custo semelhante. Comparamos as duas versões, situadas na faixa entre R$ 55 e 61 mil.

À venda na Europa desde 2003 a segunda geração do Mégane se destaca pelo design arrojado. Lá o modelo já passou por ligeira reestilização, que envolveu conjunto ótico, pára-choques e melhorias no interior. Entretanto a mudança não chegou ao modelo nacional, apresentado após a alteração. Baseado na nova geração do Astra europeu, o Vectra foi concebido por desenhistas brasileiros e só agora começa a ser vendido no velho continente como Astra Sedan. Suas linhas são modernas, porém comportadas. Mesmo assim ainda chama a atenção por onde passa. Enquanto o Renault traz rodas de liga-leve aro 16 e faróis de neblina de série, o Chevrolet agrega malfadadas calotas.
 
POR DENTRO
 
O interior de ambos é favorecido pela dist ncia entre-eixos ampliada, em relação í s versões hatchback. No Mégane são 2,68 m, contra 2,70 m do Vectra. Mesmo assim o espaço para quem vai atrás é maior no Renault, que inclui o necessário terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. Em ambos todos os passageiros contam com cinto de três pontos.
 
Enquanto o acabamento inova na diversidade de apliques em tom de cinza no Mégane, o Vectra aposta na sobriedade e simplicidade. Em ambos há boa qualidade de construção. A ergonomia é ponto alto, embora o Vectra dispense o comando das funções do rádio no volante, além de ter o ar-condicionado e rádio em posição baixa no console central. Em contrapartida dispõe de saí¬da traseira para o ar-condicionado.
 
Diferencial entre os sedãs, o porta-malas do Chevrolet leva até 526 litros de bagagem, contra 520 l do concorrente. No Vectra, destaque para o mecanismo de abertura interna do porta-malas, que previne possí¬veis seqüestros. Detalhes peculiares são a chave-cartão e a alavanca do freio de mão do Renault, em formato semelhante a um manche de avião.
 
NA PISTA
 
Com torque de 18,3 kgfm a 2.600 rpm com gasolina e 19,6 kgfm a 2.400 rpm o propulsor 2.0 do Chevrolet garante resposta mais precisas em relação ao motor 1.6 16 válvulas do Mégane. Resultado da potência ligeiramente maior: 121/ 127 cavalos contra 110/ 115 cv, com gasolina e álcool, respectivamente. A caixa de marchas é bem escalonada, embora no Vectra haja rangido no engate da marcha-a-ré. Os volantes têm boa pega, garantindo precisão ao comando. Em alta rotação a vibração do Renault é alta.
 
Rude e firme o Vectra é ideal para quem deseja um produto despojado, porém espaçoso e potente. Se você busca conforto e ergonomia, o ideal parece ser o Renault.
 
 
[saiba mais]:
 

 
Notas de 0 a 10

 
Vectra/ Mégane
 
ACABAMENTO  - 6/8
CONFORTO  - 7/8
CONSUMO  - 6/6
DESIGN  - 8/7
DESEMPENHO  - 8/7
EQUIPAMENTOS  - 6/8
ERGONOMIA  - 6/8
SEGURANÇA  - 8/8
Total: 55/60
 
 
Ficha técnica

 
Chevrolet Vectra 2.0 Expression
 
MOTOR - Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.998 cm ³ de cilindrada, potência de 121 cv (gas) e 127 cv (alc) a 5.200 rpm, torque de 18,3 kgfm (gas) e 19,6 kgfm (alc) a 2.400 rpm
TRANSMISSÃO - Tração dianteira, c mbio manual de cinco velocidades
DIREÇÃO  - Assistência hidráulica
SUSPENSÃO - Dianteira independente tipo McPherson com braço de controle ligado ao sub-chassis, traseira Semi-independente com amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
FREIOS - Dianteiros a disco e traseiros a tambor
RODAS/PNEUS  - 15 polegadas, 195/60 R15
DIMENSÕES  - 4,61m de comprimento, 2,01m de largura, 1,45m de altura, 2,70m de entre-eixos
CAPACIDADE - 1.275 kg, porta-malas de 526l, tanque de combustí¬vel para 58l
DESEMPENHO  - Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 s (gasolina) e 10 s (álcool); velocidade máxima de 196 km/h (gasolina) e 198 km/h ( álcool
CONSUMO  - Clico urbano: 10,1 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (álcool); estrada: 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (álcool)
 
 
Equipamentos

DE SÉRIE  - Abertura do porta-malas por controle remoto, ar-condicionado dianteiro e traseiro, aviso de portas abertas, coluna de direção regulável em altura e profundidade, direção-hidráulica, peito de aço para motor e cárter, luz de neblina na lanterna esquerda, pára-brisa degradê, travamento automático das portas a partir de 15 km/h
 
OPCIONAIS  - CD player MP3, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, transmissão automática de quatro velocidades
 
Preço básico: R$ 54.990
 
 
Renault Mégane 1.6 Dynamique
 
MOTOR - Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598 cm ³ de cilindrada, potência de 110 cv (gas) e 115 cv (alc) a 5.750 rpm, torque de 15,2 kgfm (gas) e 16 kgfm (alc) a 3.750 rpm
TRANSMISSÃO - Tração dianteira, c mbio manual de cinco velocidades
DIREÇÃO  - Assistência eletro-hidráulica
SUSPENSÃO - McPherson com barra estabilizadora na dianteira, traseira de eixo flexí-vel com pontos de fixação exteriores e deformação programada
FREIOS - Disco nas quatro rodas, com freios ABS
RODAS/PNEUS  - 16 polegadas, 205/55 R16
DIMENSÕES  - 4,49m de comprimento, 1,77m de largura, 1,46m de altura, 2,68m de entre-eixos
CAPACIDADE - 1.285 kg, porta-malas de 520l, tanque de combustí¬vel para 60l
DESEMPENHO  - Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,8 s (gasolina) e 12,5 s (álcool); velocidade máxima de 182 km/h (gasolina) e 186 km/h ( álcool
CONSUMO  - Clico urbano: 11,9 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (álcool); estrada: 16,1 km/l (gasolina) e 11,3 km/l (álcool)
 
Equipamentos

DE SÉRIE  - Airbag duplo, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura e descansa braço entre os bancos dianteiros, faróis de neblina, regulador e limitador de velocidade, rádio CD Player, retrovisores externos elétricos e revestimento dos bancos em veludo.
 
OPCIONAIS  - Pintura metálica e CD Changer para seis CDs incorporado ao painel
 
Preço básico:
R$ 60.970 (atualmente vendido com descontos)

Texto e fotos: Bruno Freitas

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images