Estou em: Início / A briga das pequenas

quarta-feira, 7 janeiro, 2009 - 00:56

A briga das pequenas

Comparativo envolvendo todas as minivans compactas do mercado

Sua famí­lia cresceu e você precisa de um carro maior, mais espaçoso? Quer sair do seu compacto, mas não tem dinheiro para um médio? Não gosta muito de peruas? Busca conforto e versatilidade? Bom, se a resposta dessas perguntas for sim, as minivans compactas são boas opções de compra. Com espaço interno generoso e vocação familiar, elas ocupam uma parcela significativa do mercado automotivo brasileiro. Representadas pela Fiat Idea, Chevrolet Meriva, Volkswagen SpaceFox e Honda Fit, o segmento em questão agrada aqueles que procuram espaço, porém sem subir muito de preço. Neste comparativo, os modelos da Honda e VW entram nessa disputa por questões "mercadológicas", uma vez que o primeiro está mais para um compacto Premium que para uma minivan e o segundo é considerado pela marca alemã como "sportvan", um mix de perua e de minivan.

Decidimos colocar no ringue os modelos mais baratos, de entrada, com preços rondando entre 45 e 50 mil reais. Logo, entram na disputa a Idea ELX 1.4 Flex, Meriva Joy 1.4 Econo.Flex, Fit LX 1.4 Flex e SpaceFox 1.6 TotalFlex. Para fazer uma disputa equilibrada, comparamos os modelos equipados com o trivial: ar condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Com esses equipamentos, que em alguns modelos são de série, os preços ficam parecidos, deixando este comparativo mais competitivo.  A Idea, que tem o preço básico mais barato, tabelado em R$ 40.522 reais, com pintura sólida, custa R$ 44.438 reais com o ar condicionado. Já a Meriva, que sai de fábrica com estes equipamentos, está tabelada em R$ 43.549 reais. O Honda Fit vem mais recheado, com airbag duplo e rodas de liga leve, e está tabelado em R$ 49.580 reais. Por fim, a SpaceFox, que também vem com ar condicionado, direção hidraulica e trio elétrico de série, oficialmente custa R$ 45.570. Devemos esclarecer que todos estes preços já estão com o IPI reduzido e estão com o frete para a cidade de São Paulo/SP, com pintura sólida e sem opcionais extras. A pontuação será dividida em 8 categorias: equipamentos, desempenho, consumo, conforto, custo/benefí­cio, segurança, mecânica e estilo. O máximo obtido será 80 pontos e vence quem obtiver mais pontos. Simples. Bom, vamos às categorias.

EQUIPAMENTOS

Nesse quesito vale quem vem mais equipado. Contam pontos também a lista de opcionais. Portanto, a vitória vai para o Honda Fit, que vem de série com airbag duplo, ar condicionado, direção assistida, trio elétrico, rodas de liga leve, entre outros itens. Em seguida vem a SpaceFox que vem com um pacote interessante de série e conta com uma lista generosa de opcionais divididos em pacotes bem práticos. Logo atrás vem a Idea ELX, que apesar de não vir com ar condicionado de série, possui uma gama de opcionais bem sortida, que conta com alguns kits como o Creative e o HSD que deixam a minivan da Fiat bem equipada. Por último a Meriva. Mesmo com os equipamentos básicos de série, a lista de opcionais é restrita e só possui um pacote apenas.

1a - Fit - 9

2a - SpaceFox - 7

3a - Idea - 6

4a - Meriva - 4

 

DESEMPENHO

Está aí­ um quesito bem disputado. A SpaceFox, mesmo com motor 1.6, anda junto com Fit e Meriva. Entre essas três, a briga é boa. A Fiat Idea é a única que destoa do grupo, uma vez que seu motor de 81 cv (álcool) é pequeno para o tamanho do carro. Portanto, empate técnico entre os modelos da VW, Chevrolet e Honda, todos esses com potência estipulada na casa dos 100 cavalos. Na cidade, todas, inclusive a Idea, andam com certa agilidade. Porém, em subidas e em estradas, o modelo da Fiat fica para trás, ainda mais quando lotada de gente e malas, como esses modelos geralmente viajam.

1a - Fit - 7

2a - SpaceFox - 7

2a - Meriva - 7

2º - Idea - 4

CONSUMO

Em tempos de crise, esse quesito é um dos mais importantes. A Meriva foi a vencedora desta vez. Fazendo uma média entre cidade e estrada, a minivan da Chevrolet obteve quase 10 km/l. Seguido de perto do Honda Fit, que conseguiu 9,5 km/l. E em terceiro, quase empatada com o Honda, veio a Idea, que ficou na casa dos 9,0 km/l. Com motor 1.6, a SpaceFox ficou com a lanterna, com uma média de 8,0 km/l entre cidade e estrada.

1a - Meriva - 8

2a - Fit - 7

3a - Idea - 6,5

4a - SpaceFox - 5

CONFORTO

Reunindo acabamento, espaço e versatilidade, esse ponto deve ser o principal do comparativo, afinal, bate na proposta dos carros: um veí­culo familiar. Espaço para malas, cabeças, ombros e pernas, tanto atrás quanto na frente, deverão ser considerados. Em termos de porta-malas, vitória da SpaceFox, devido a sua tendência a ser uma perua. Com 430 litros, ele vem seguido do Honda Fit, com 384 litros, da Idea, com seus 380 e da Meriva, com 360 litros. Em todos esses modelos, a capacidade pode ser aumentada, rebatendo os bancos. Assim, podem chegar a quase 2000 litros. No espaço interno, vale quem tem as maiores medidas e portanto, Meriva e Idea disputando a vitória, com Fit e SpaceFox mais atrás. E em acabamento, devido ao excesso de plásticos, Meriva e SpaceFox perdem a disputa para Idea e Fit, que contam com arremates mais bem feitos e plásticos de melhor qualidade. Fazendo uma média entre esses itens, vitória da Idea, seguida de Meriva, Fit e por último, SpaceFox.

1a - Idea - 8,5

2a - Meriva - 8

3a - Fit - 7,5

4a - SpaceFox - 6,5

CUSTO/BENEFíCIO

Agora é onde realmente pega o bolso. Preço de compra, venda, seguro e manutenção são os pilares desse quesito.  No primeiro, vitória da Meriva, que é a mais barata entre todas. Em preço de venda, elas se equivalem, com ligeiro destaque para Fit e SpaceFox, que desvalorizam menos. Na hora de fazer o seguro, os donos de Fit e SpaceFox vão desembolsar mais que os de Idea e Meriva, devido ao fato de ser um carro mais caro, no caso do Honda, e de ser mais visado para roubo, no caso do carro da Volkswagen. Quando se fala em manutenção, todos eles, com exceção do Fit, originam de uma famí­lia de modelos. A Meriva, além da plataforma, compartilha inúmeras peças mecânicas e de acabamento com o Corsa. A Idea, com a linha Palio. E a SpaceFox, como o nome já denuncia, com o Fox. Este fato quer dizer que não são donas de manutenção cara. Segundo o CESVI, Centro de Experimentação e Segurança Viária, que mede o í­ndice de reparabilidade dos carros após uma possí­vel colisão, a SpaceFox é a mais barata para consertar, seguida de Meriva e depois, da Idea. O Fit ainda não foi avaliado pelo órgão. Portanto, analisando todos esses itens, vitória apertada da Meriva, devido ao menor preço de compra, desvalorização e seguro medianos e custo de manutenção também na média da categoria.

1a - Meriva - 8

2a - Idea - 7,5

3a - SpaceFox - 7

4a - Fit - 4

 

SEGURANÇA

Nesse quesito, a idade dos projetos, os itens de série e os opcionais são avaliados. Todos possuem projetos ligeiramente modernos, de no máximo 7 anos de uso. Entre os itens de série e opcionais, vitória do Fit, que conta com airbag duplo de série e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Vem seguido da Idea, que mesmo não contando com as bolsas infláveis de série, vem com três apoios de cabeça traseiros e um lista de opcionais generosa, que pode incluir freios antitravamento (ABS). Mais atrás vem SpaceFox e por último a Meriva, que só pode incluir como opcional o airbag duplo.

1a - Fit - 8,5

2a - Idea - 8

3a- SpaceFox - 7

4a - Meriva - 6

MECÂNICA

Avaliando o motor, câmbio, suspensão e direção, vemos a clara vitória do Honda Fit. Com um motor moderno, dotado de comando I-Vtec, 16 válvulas, um câmbio justo e preciso, uma direção semelhante í  de carros menores e uma suspensão firme, porém sem comprometer o conforto, o carro da Honda levou essa. A Meriva vem atrás com um bom motor 1.4 litro de 105 cavalos no álcool, uma suspensão que permite uma tocada menos familiar e uma direção, que mesmo sem ajuste, é satisfatória. A SpaceFox vem junto, com um belo conjunto direção-câmbio, aliado a uma suspensão firme e estável, garante ao carro um bom comportamento dinâmico e uma dirigibilidade agradável. A Idea vem na lanterna, uma vez que seu centro de gravidade mais alto transmite insegurança em algumas ocasiões e seu motor rende menos que as demais. Ela é a mais minivan de todas: suspensão macia e confortável, direção mais “horizontal” e comportamento 100% familiar.

1a - Fit - 8

2a - Meriva - 7

3a - SpaceFox - 6,5

4a - Idea - 5

 

ESTILO

Ao falar em design, é inegável reconhecer o bom trabalho que os designers da Honda fizeram ao reestilizar o Fit. Ele ficou menos insosso e mais moderno, futurista, como seu irmão Civic. Por dentro, também. Um painel e quadro de instrumentos cheios de formas e linhas. A Idea vem em seguida. Com linhas nitidamente italianas e um painel conservador, a Fiat é dona de um conjunto agradável. Logo depois, a Meriva. Com um facelift polêmico, lanternas traseiras “tunadas”, a minivan da Chevrolet é a mais conservadora de todas. Seu interior não surpreende, mas também não desagrada. Por último, a SpaceFox, que possui uma traseira invocada e arredondada e um interior fraco, com um painel simplório demais e um quadro de instrumentos minimalista.

1a - Fit - 9

2a - Idea - 7,5

3a - Meriva - 7

4a - SpaceFox - 6

 

RESULTADO:

1a - Honda Fit LX 1.4 Flex - 60

É o melhor carro da categoria. Bem construí­do, bem acabado e com um conjunto mecânico de respeito, ele agrada bastante. Resta saber se o seu preço elevado poderá atrapalhar.

 

2a - Chevrolet Meriva Joy 1.4 Econo.Flex - 55

Não é o melhor carro, mas sim o melhor negócio da categoria. Não tem o refinamento do Fit ou da Idea, nem a dirigibilidade da SpaceFox, mas é muito espaçosa, anda bem e não consume muito combustí­vel.

 

3a - Fiat Idea ELX 1.4 Flex - 53

Agrada bastante graças ao seu bom espaço, acabamento e estilo, mas precisa urgentemente de força. Poderia ter se saí­do melhor, se não fosse o seu pí­fio desempenho.

4a - Volkswagen SpaceFox 1.6 TotalFlex - 52

Mesmo ficando em ultimo, ainda é um bom carro. Agrada pelo conjunto mecânico e pelo razoável custo/benefí­cio. Precisa crescer em acabamento e estilo interno.

Texto: Bruno Sponchiado Vieira
Fotos: Divulgação

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images